Answer Questions

Labels

Especial 1/4
Cuidando dos meus filhos livros

Eu e a Rafa, preparamos 4 post especiais que iram no ar aqui toda quarta-feira, durante um mês. Eu sei que hoje não é quarta, mas ignorem isso, essa semana aqui vai ser um pouco bagunçada. Espero que gostem das "colunas" e quero muitos comentários e também quero a opinião de vocês, se mantemos as colunas diversas as quartas e se sim quais as sugestões de temas!


Olá meus bens! =)

Eu imagino que vocês devem estar pensando: “A coluna dela não é segunda?” E eu lhes respondo: Sim! Mas, hoje eu estou aqui para mostrar dicas diferentes, sobre como ajudar a tratar da conservação dos nossos queridos e inseparáveis livros. 

Para fazer essa postagem eu me baseei num livro muito bom chamado: “Conservar para não restaurar”, também pesquisei na internet e dicas de alguns professores, separei as dicas que achei mais legal trazer para vocês e dividi em três etapas seguintes:

1. Guardar


Os livros devem ser guardados preferencialmente em pé na estante, essa é a melhor maneira para que a lombada não deforme, mas se você tiver pouco espaço ou se o livro tiver muitas páginas, vocês podem fazer uma pequena pilha de até três livros (nada além viu Clícia?). E falando em pouco espaço, existem vários tipos de estante que podem ajudar nessa questão, eu prefiro as que ficam suspensas na parede e dependendo do material, podem sair bem baratas, basta soltar a imaginação.





Outra dica bem legal é utilizar bibliocantos (vejam as fotos) para que os livros não inclinem. Esse material geralmente é vendido em grande quantidade em lojas especializadas, mas vocês podem improvisar alguns em casa, eu uso depósitos de maionese de vidro com continhas de bijuteria para fazer peso, vocês podem usar madeiras, pedras, discos de vinil ou quaisquer outros materiais que façam o efeito das fotos abaixo: 



2. Limpar

Os fatores climáticos e o tempo de uso são grandes vilões para qualquer tipo de papel e infelizmente não existe nenhuma fórmula milagrosa para evitar o seu desgaste, o que podemos fazer é retardar que isso aconteça.

Primeiro, as estantes devem sempre estar em lugares amenos, sem contato com o sol, nem com a umidade e devem ser limpas em períodos curtos, para que a sujeira não acumule. Para limpar basta apenas uma flanela ou fralda levemente umedecida com água (nada de produtos de limpeza gente:D) e os livros devem ser limpos apenas com o pano seco e sempre que for limpar folheá-los para que eles possam respirar um pouco. 

Para os amarelados que às vezes aparecem, vocês podem utilizar borracha escolar branca, apara apagar a sujeira ou lixa d’água número 30 ou 40 para raspar a mancha, mas não a use nas partes em que tem texto e se vocês perceberem algum tipo de sujeira ou fungo maior, não façam nada, tentem achar um especialista e levar para ser limpo em lugar adequado.


3. Manusear



Sabe quando compramos um livro e ele vem bem fechado e dá pena de abrir demais? Pois é, eu descobri que só podemos em V, para não correr o risco de descolar as páginas e para não haver erro é interessante que todas as vezes que vocês comprarem um livro observar uma listra que tem no canto da capa perto da lombada e dobrar a capa em cima dessa listra, fazendo um vinco, assim quando o livro for aberto muitas vezes ele se acostumará a abrir da forma correta. 


Sempre que vocês forem retirar o livro da estante, tomar cuidado para não puxá-lo pela parte de cima, isso machuca o livro e pode descolar a lombada então procurem retirar o livro da estante sempre pela parte do meio, assim como mostram as fotos.





E por último, procurem sempre utilizar marcadores de objetos que não oxidem como papel, plástico, pano, etc. Nada de usar clipes de ferro, por exemplo, pois o ferro causa ferrugem e quando pega no papel não tem como retirar. 



E é isso gente! Preciso parar por aqui, por que o post ta ficando gigantesco mais existem milhões de outras dicas muito legais, não só de conservação, como também de pequenos reparos e restauração, quem sabe para uma próxima postagem não é? Espero que vocês tenham gostado e antes de me despedir quero ressaltar que esses cuidados não fazem milagres nos livros que irão ficar velhinhos e amarelados com um tempo, as dicas ajudarão apenas que eles envelheçam com saúde. Então boa leitura e até as próximas =)

Bjinhos
Rafa


Posts Relacionados

 
COPYRIGHT © NOVEMBRO 2014 Silêncio Que Eu To Lendo...
LAYOUT DESENVOLVIDO POR JÉSSICA GUEDES | ILUSTRAÇÕES POR JULIANA RABELO.