Answer Questions

Labels

O Livro Selvagem - Juan Villoro
Ed. Cia das Letras







Editora: Companhia das Letras
Autor: Juan Villoro
Ano: 2011
Número de Páginas: 192
SKOOB







“- Vamos com calma, sobrinho. Ao longo de muitos anos felizes, aprendi que cada livro tem um espírito. Esse espírito procura seu leitor. Seu leitor preferido, ideal, absoluto. – As pupilas dele brilharam com deleite.” – Página  34

Os pais de Juan estão se separando. Seu pai viaja para a França para construir pontes e sua mãe precisa de um tempo sozinha para se reerguer e achar uma casa nova e menos. Sua irmã vai para a casa de uma amiga de sua mãe e Juan para casa de um tio que quase nunca vê.

O problema é que esse tio é um pouco estranho, mora em uma casa cheia de livros e tem muitas manias, como tomar chá muitas vezes pelo dia, comer espalhando migalhas por toda a casa e se irritar com coisas pequenas.

Juan no começo fica irritado com sua mãe e acha seu tio louco, mas quando conhece a casa por completo que é praticamente uma biblioteca, coisas estranhas começam a acontecer. E com a ajuda de Catalina, a moça que trabalha na farmácia de frente da casa do seu tio, que adora ler, eles partem para muitas aventuras. Dentro e fora dos livros.

Acontece que quando peguei esse livro, fiquei em dúvida, mas a capa me venceu. E quando li...DEVOREI. O tio de Juan se revela um personagem “cativantemente” louco e então quando ele conta para o menino que ele é um leitor princeps e que os livros o seguem eu fiquei maravilhada! E depois durante a leitura vão aparecendo livros especiais, como um livro pirata, livros cegos e livros que se movem dentro da biblioteca.

É impossível não rir e achar tudo muito divertido. E quando ele conhece Catalina e partem em busca do livro selvagem, é impossível não torcer pelos dois. E muita coisa acontece, e eles praticamente desistem de achar o tal livro. Pois o livro foge deles, eles preparam armadilhas e todo o mais para tentar pegar o livro!

Alguns trechos são fantásticos, como o quote que coloquei no topo da resenha e muitos outros que falam sobre tipos de livros e tipos de leitores. E você vai identificando os mesmos na sua vida. Extremamente diferente de tudo que vi. Mais um quote, pra vocês morrerem de curiosidade:

“- Há duas maneiras de um livro chegar até você: a normal e a secreta. A normal é aquela em que você o compra, ou alguém lhe dá ou empresta. Já a secreta é muito mais importante: nesse caso, é o livro que escolhe o seu leitor. Às vezes, as duas se maneiras se confundem. Você acha que decidiu comprar um determinado livro, mas na verdade foi ele que se colocou ali para que você o enxergasse e se sentisse atraído. Os livros não querem ser lidos por qualquer pessoa, mas sim pelas melhores, por isso procuram seus leitores. [...]” Página 37

Gosto de pensar que "O Livro Selvagem" me escolheu.

Classificação: 5/5
  E quando e encontrar o livro selvagem a história vai começar assim: Tudo começou no natal. Nem um calor sufocante foi capaz de tirar seu animo. E quando a caixa azul tocou suas mãos, sua vida mudou. Dentro daquela caixa estava o livro que mudaria sua vida.

Querem saber o porque escrevi esse trecho? Corre pra livraria meu amigo(a)! 



Posts Relacionados

 
COPYRIGHT © NOVEMBRO 2014 Silêncio Que Eu To Lendo...
LAYOUT DESENVOLVIDO POR JÉSSICA GUEDES | ILUSTRAÇÕES POR JULIANA RABELO.