Answer Questions

Labels

Um Lugar Escuro - Leonar Zegur
Ed. Multifoco








Editora: Multifoco
Autor: Leonardo Zegur
Ano: 2011
Número de Páginas: 197
Skoob







"Sinceramente, só quero que entenda quem sou por trás da imagem estigmatizada que possa fazer de mim." - Página 21

O que dizer de um livro que todo mundo diz que foi super impactante, mas repetidamente teve os atos rebatidos pela minha personalidade? Complicado, né? O engraçado é que se eu tirar a minha experiência de vida eu vou te dizer: ESSE É O LIVRO. Mas quando paro e penso em como "eu" reajo as mais variadas situações vou te dizer: NÃO ME TOCOU.

O livro trata de um personagem sem nome, do sexo masculino, que sofreu muito por conta de sua aparência desde menino, vivia a beira das situações e sempre foi menosprezado pois segundo "ELE" tem uma feiura que chega a causar repugnância. De tanto sofrimento acaba por punir as mulheres por seu sofrimento, segundo sua opinião ele já sofreu tanto que quer que elas sofram da mesma maneira. 

O livro mostra um retrato fiel de nossa sociedade. Esse é o fato que não posso negar! O livro tenta passar uma mensagem de como nosso mundo pode ser cruel, de como ele É cruel. Como pessoas como eu e você podemos com palavras desiludir, ferir e "matar". E um fato importante para formar minha opinião é que eu assumo e aceito como nossa sociedade trata as pessoas.

Mas... Bom, o personagem é a vítima, mas só o vejo pelos olhos dele o tempo todo! E se você me perguntar a imagem que eu tenho sobre ele é essa: um sujeito doente. Porque por mais que a sociedade não lhe dê uma chance, ELE não se dá uma chance. Isso sou eu como pessoa falando! Se ele não se dá a chance quem vai dar? Ele não se descreve, além de dizer que tem a pele amarelada e é magro. Mas ao mesmo tempo ele demostra uma inteligência e um nível intelectual altíssimo, desde que comecei a leitura esse foi o ponto de maior contraste. Um cara feio que é inteligente, e ao invés de se dar uma chance, de tentar as coisas por outro lado é um doente que vê as coisas pelo seu ponto de vista. Que vai se tornando cada vez mais egoísta!

Dá vontade de dar uns tapas no personagem e dizer: SE ENXERGA! E como uma pessoa só pode ver maldade nos outros? Existe gente boa por aí, gente que estende a mão a quem necessita! Então o cara se acha digno de punir as pessoas, de matar para que elas sintam aquilo que ele sente, ele se coloca como morto por dentro e a cada tentativa de viver uma vida melhor alguém vem e "dá uma paulada"! Que ódio! Sim! Ódio! Só de pensar em um cara como ele eu fico enojada, não se dá a chance e chora pelos cantos!

Respira! Calma! Conta até 10! Bom! Leonardo Zegur conseguiu criar uma obra com uma crítica social palpável, que mostrou o quanto uma sociedade pode ser preconceituosa e acabar com uma pessoa por dentro. A narrativa se mostrou suave e tranquila, mesmo em momentos tensos e violentos. os personagem, nem preciso dizer são muito bem construídos e desenvolvidos, apesar da falta de descrição consegui visualizar os personagens com uma clareza inacreditável.

Agora veio a parte realmente difícil! Como classificar um livro assim? Que mexeu tanto comigo? Jesuis, Maria e José me ajudem! 3 estrelinhas porque eu detestei o personagem principal? 5 estrelinhas porque o livro causou uma repercussão enorme dentro de mim? Pois bem! Ainda não decidi! 4 estrelinhas para desempatar? Enfim! Um livro bom e recomendadíssimo! De duas, uma! Ou você vai amar! Ou você vai ficar indignada e duvidosa com relação aos personagens, mas gostar do ponto de vista da história.

Classificação: 4/5



0 Psiu's Comentados Comments ([#]):

Postar um comentário

Me conta o que você achou, ou então o que não achou... E se gostou ou não! ;) Adoro sua opinião!

Posts Relacionados

 
COPYRIGHT © NOVEMBRO 2014 Silêncio Que Eu To Lendo...
LAYOUT DESENVOLVIDO POR JÉSSICA GUEDES | ILUSTRAÇÕES POR JULIANA RABELO.