Answer Questions

Labels

Estilhaça-me - Tahereh Mafi
Ed. Novo Conceito










Editora: Novo Conceito
Autor: Tahereh Mafi
Ano: 2012
Número de Páginas: 304
Skoob






"Eu sou um número, uma missão, um objeto facilmente substituível. Não sou sequer uma lembrança em sua mente. Não sou nada." - Página 50


Juliette está presa em manicômio a 264 dias, mas não porque é doente e sim porque seu toque é letal, ela não pode tocar ninguém, pois suga a força vital da pessoa. Até que colocam um garoto na sua cela, só o que ela não sabe é que esse garoto está lá para se certificar de que ela ainda não enlouqueceu.

Acontece que o governo caiu, a fome reinou, a camada de ozônio está destruída, ou seja, distopia, o mundo que conhecemos está destruído e em um futuro distante, nasce o Restabelecimento. Na história narrada por Juliette ficou parecendo uma espécie de ditadura, onde existe um homem no comando que não distribui igualmente os recursos disponíveis e então a maior parcela passa fome.

E a Restauração pretende usar o "poder" de Juliette como arma de tortura e intimidação. Então ela é forçada a viver lá por um tempo até que descobre que pode tocar em Adam sem machucá-lo. E então (Tanananam) eles se apaixonam, mas ninguém pode saber pois esse seria o fim de Adam. E então eles decidem fugir e se eu falar mais alguma coisa vou dar spoiler!

O que dizer sobre "Estilhaça-me"? Primeiro que eu vejo rios de pessoas falarem bem do livro e quando pego para ler já começo com o pé esquerdo. Juliette é extremamente confusa, sua mente entra em conflito com ela mesma por diversas vezes e para melhorar o livro é narrado em primeira pessoa. Além da confusão e da dificuldade de colocar os fatos em ordem, o livro é narrado com frases curtas. Enfim a narrativa me incomodou muito, eu fiquei injuriada e irritada com o livro, eu queria prosseguir e apesar da narrativa tentar ajudar atrapalhava, eu tinha que voltar e ler a frase mais de uma vez, pois perdia o sentido.

Alguns pontos também são confusos, não tive resposta para todas as minhas perguntas. Por exemplo o governo caiu, mas como? E como a sociedade chegou nesse ponto? Sei lá, quando se trata desses assuntos eu gosto de saber dos por menores, talvez se não fosse a narrativa eu deixasse passar! Mas não dá! Estou cheia de dúvidas!

Ao mesmo tempo que não gostei da narrativa, adorei a história. É o tipo de história que me ganha, tem um mistério, um poder sobrenatural, um romance e é agitada. Fui pesquisar a autora e descobri que esse é o primeiro livro e confesso que fiquei esperançosa, tenho fé de uma continuação vai chegar muito linda nas minhas mãos. Eu não vou desistir, mas também não é uma prioridade na minha lista de leituras.

E vai eu confesso: achei o Adam e seu irmãos lindos! E acho que ele com Juliette formam um belo casal. Detestei o vilão, mas quero saber o porque. E no final fiquei cheia de perguntas, então eu quero um próximo livro.

Classificação: 3/5


Posts Relacionados

 
COPYRIGHT © NOVEMBRO 2014 Silêncio Que Eu To Lendo...
LAYOUT DESENVOLVIDO POR JÉSSICA GUEDES | ILUSTRAÇÕES POR JULIANA RABELO.