Answer Questions

Labels

Por Isso a Gente Acabou
Daniel Handler - Ed. Cia. Das Letras








Editora: Cia das Letras
Autor: Daniel Handler
Ano: 2012
Número de Páginas: 376
Skoob







"Não durou muito, não ficou aberto por muito tempo, e foi por isso que a gente acabou, mas quando fecho este livro para te entregar, não penso nisso, na gente segurando o livro para te entregar, não penso nisso, na gente segurando segurando o livro nas mãos para comprar e levar, porque, porra, Ed, não foi por isso que a gente terminou. Eu amo, sinto falta, odeio ter que te devolver, essa coisa complicada, foi por isso que a gente ficou junto." - Página 150 

Acho bacana começar explicando que o livro é uma grande carta de Min Green para Ed, seu ex-namorado. Só que junto com a carta vai uma caixa azul com todos as "lembranças" do relacionamento dos dois. E durante essa carta ela vai explicando o porque eles ficaram juntos e o porque eles terminaram.

O livro começa de uma forma muito previsível, alias o livro todo é previsível e é exatamente isso que torna tudo tão bom, tão real e tão inalcançável. Sim! Temos muitos livros onde o mocinho não fica com a mocinha, mas veja bem o livro começa te colocando em uma situação delicada. Onde você quer mais e mais do relacionamento dos dois.

Min é famosa garota das "artes", com amigos bacanas e diferentes, que gostam de coisas diferentes, como cinema, comida e noites amargas na companhia um dos outros. E então em uma noite Ed, o garoto jogador de basquete chega sem ser convidado em uma festa, conhece Min. E como em qualquer filme americano os dois se apaixonam. E então na carta que Min escreve, você acaba se apaixonando pela ideia dos dois juntos.

E mesmo sabendo que essa é uma carta de despedida, você fica torcendo mais e mais pelo casal. Porque eles fazem coisas únicas juntos. E eis que chega o final... Tchan-Tchan-Tchan... Que final foi aquele? Eu quis morrer! Fiquei palpitando! Passando mal. O livro mexeu com cada terminação nervosa do meu corpo. (Agora é aquela hora em eu faço aquele carão e solto: PELO SANTO AMOR DE DEUS! O que é isso?)

E então eu fechei o livro, pensei sobre Min, sobre o Ed. Sobre todos os outros personagens da trama, como o melhor amigo de Min e a irmã de Ed. E em como todos os personagens são bem construídos e no fato de que talvez você possa ter um melhor amigo como o de Min, ou uma irmã como a de Ed, e então as peças começam a se encaixar. E sua ficha caí: Eu já passei por isso.

Sim! ou você já passou por isso, ou vai passar! Na minha mais sincera opinião Daniel Handler escreveu uma espécie de livro que contém uma verdade universal. Os personagens vão mudar, o enredo vai mudar, mas um dia na sua vida, você vai fazer o papel de Min ou o papel de Ed, e quando isso acontecer você vai se deparar com o livro e pensar: Por Isso A Gente Acabou.

Com certeza o livro entrou na minha lista de favoritos, no final do ano, quando fizermos a retrospectiva literária ele com certeza vai estar lá. E a história vai estar tão viva na minha mente que vai ser impossível explicar como amei o livro.

Ahhh, me empolguei tanto que quase esqueci de parabenizar a editora pela parte gráfica do livro! Que está a coisa mais linda do MUNDO! Cada começo de capítulo ilustra um objeto que Min está devolvendo a Ed. E então além de imaginar, você tem o objeto ali na sua frente. Isso causa uma identificação maior ainda com o leitor. Adorei ver o poster de cinema que Ed roubou para Min, ou as tampinhas e folhas que ela guardou de recordação, alias que menina nunca guardou ingressos de cinema e tampinhas de garrafas? (Eu mesma guardo!)

"Tudo mal revelado, a coisa toda, jogada numa caixa antes de a gente ter chance de saber o que tinha conseguido, e foi por isso que a gente acabou." - Página 73

Classificação: 5/5







Um comentário:

  1. Oi Clicia td bem? Acho que é a primeira vez que comento aqui... mas to acompanhando seu blog há alguns meses e to amando td, desdas resenhas até os videos e memes. Nunca acho que tenho nada de bom a acrescentar e por isso não comento, mas senti uma necessidade grande de comentar nesse. Eu terminei o livro semana passada e desde então entrei numa ressaca literaria, porque veja bem, eu prefiro o gênero fantasia, mas esse livro foi tão real e eu me vi em ambos os papéis durante a vida que todos os livros de fantasia que peguei pra ler depois me pareceram meio que desinteressantes. Sempre usei a literatura como fuga... por isso gosto tanto de fantasia, acho que de real já basta minha vida. Mas qndo vc mostrou o livro na caixinha de correio que veio com a caixa azul meio que me apaixonei e fui correndo comprar. E AMEI! Mas achei só um probleminha no livro... Tenho pouquissimo tempo livre e o tempo que tenho uso pra ler... então não sou muito ligada a cinema, e me perdi completamente nos devaneios que a Min fazia e acabava passando uma ou até duas páginas sem entender nadinha do q eu estava lendo. rs Nunca aconteceu isso antes e me senti completamente ignorante, nos primeiros capitulos até fiz uma pesquisinha rápida dos filmes que ela cita, mas como as citações ficaram cada vez mais frequentes, acabei deixando de pesquisar pra terminar de ler o livro logo e me apaixonar e terminar com o Ed junto com a Min rs fora isso, amei! Espero conseguir voltar a ler essa semana! Beeijos Pri Cavallaro

    ResponderExcluir

Me conta o que você achou, ou então o que não achou... E se gostou ou não! ;) Adoro sua opinião!

Posts Relacionados

 
COPYRIGHT © NOVEMBRO 2014 Silêncio Que Eu To Lendo...
LAYOUT DESENVOLVIDO POR JÉSSICA GUEDES | ILUSTRAÇÕES POR JULIANA RABELO.