Answer Questions

Labels

[Resenha] - Adultério - Paulo Coelho






Editora: Sextante
Autor: Paulo Coelho
Ano: 2014
Número de Páginas: 240
Skoob 
Compre:






 "Você não escolhe sua vida: É ela que o escolhe. E se o que lhe foi reservado são alegrias ou tristezas, isso está além da sua compreensão. Aceite e siga em frente." - Página 79

O que seria mais complicado? Não se identificar com a narrativa do livro ou com a história em si? 

Em Adultério conhecemos Linda, uma mulher de 31 anos, que é bem casada, tem uma carreira na sua profissão, dois filhos e uma vida que praticamente toda mulher deseja ter. A grande questão é: Será que isso é felicidade? E questionando isso é que Linda acaba se envolvendo com um home também casado, que passa pela mesma síndrome de infelicidade que ela.

A história é simples e se resume basicamente a isso, a esta pequena confusão que uma mulher madura causa dentro de si mesma. Esse foi meu primeiro contato com Paulo Coelho, logo foi complicado identificar o que eu não estava gostando no livro. Eu leio livros com narrativas mais tranquilas e simples, então o que tornou a leitura do livro mais complicada foi a narrativa. No “Eu li até aqui, e...” eu citei a narrativa por cima, mas no final cheguei a conclusão que esse foi o grande atraso com relação ao livro! Ela é maçante e além disso as falas de Linda não são demarcadas, são junto com o texto, como se fosse para contextualizar que não faz diferença entre ela pensar ou falar, tudo que se resume a ela. E pelo amor de Deus, eu passei a leitura inteira confusa, cheguei até a conversar com uma amiga e brincar supondo que no final mesmo ela deveria ser muda. 

Deixando a narrativa de lado, também tive problemas com a personalidade de Linda, porque na verdade ela não tem grandes defeitos, ela descobre que está com um problema que no caso é sua tristeza eminente, e então vai atrás de soluções. O problema é que a única solução que encontra é se apaixonar por um home também casado. E isso me deu uma raiva dela, por ela precisar passar por tudo isso, que envolve o adultério em si, as situações humilhantes e as crises tudo por um questionamento. Quando na verdade ela poderia ter procurado a felicidade de outra forma.

Outro ponto, foi que no correr da carruagem a história começa a ficar um pouco repetitiva. Todos seus questionamentos, o amante e o marido. Tudo começa a ter como ponto central a infelicidade de Linda, e a história começa se repetir. Linda Infeliz. Linda com Amante. Linda infeliz. Linda com Amante. Linda com a Mulher do Amante. Linda infeliz. Linda tentando achar a felicidade. Linda resignada. Fim.

Enfim, eu não me identifiquei com o livro de forma nenhuma. Tanto como narrativa e com os personagens, ou até mesmo com as situações... Isso complicou a leitura e tornou o livro cansativo e repetitivo. Indico o livro para mulheres e homens mais maduros, que talvez tenham uma bagagem emocional mais madura. Aos meus olhos o livro não me trouxe satisfação nenhuma. Fiquei um pouco chateada de meu primeiro contato com Paulo Coelho ser assim, mas quem sabe em uma próxima o livro não me agrade mais.

Classificação: 2/5
E você? Já leu? Gosta do Paulo Coelho? Indica um livro que seja bacana! Hehehehe Alias o que você anda lendo? Bula de remédio?

27 comentários:

  1. Oi, Clícia!
    Estou tendo os mesmos sentimentos que você na leitura dessa livro, tive até que dá uma parada porque não suportava mais as lamentações da Linda, ela não me convence nenhum pouco. Ainda pretendo terminar a leitura.
    Já li um outro livro do autor e também não gostei muito, mas como sou teimosa decidi ler Adultério por curiosidade e por tentar dar mais uma chance ao autor, mas já ficou comprovado que seus livros e histórias não combinam comigo.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro a leitura do Alquimista. Livro muito bom de Paulo Coelho.

      Excluir
  2. Clícia querida vejo que vc concorda comigo, sinto exatamente isso quando leio livros do Paulo Coelho. Penso que se a narrativa dele fosse mais objetiva e simples seria melhor. Depois de ler vários livros dele no passado percebi que ele não muda seu jeito de escrever e que suas histórias não marcam o leitor e depois de um tempo esquecemos tudo =\ além de sentir como se já estivéssemos ouvido aquilo antes mesmo de ler.
    Mas foi legal saber sua opinião. Beijos linda!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Clicia, eu adoro o Paulo Coelho e um bom livro para recomendar é O Alquimista. Já que você não gostou tanto do livro, faz um precinho camarada e vende pra mim. Gostaria de ter na minha coleção, faltam apenas alguns para eu completar. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Clicia, eu adoro o Paulo Coelho e um bom livro para recomendar é O Alquimista. Já que você não gostou tanto do livro, faz um precinho camarada e vende pra mim. Gostaria de ter na minha coleção, faltam apenas alguns para eu completar. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Te indico "as valkirias"
    E " a bruxa de portobelo"
    Tenho os dois e mais outros dele, nao tenho uma grande bagagem emocional. So tenho 19 anos, mas creio que gostaria desse livro.
    enfermagem.mariana@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tenho 4 livros dele, adorei todos. Te indico As Valkirias e A Bruxa de Portobello.
    Sao otimos, meus preferidos.
    Adoraria ler esse

    ResponderExcluir
  7. Santos
    No livro Adultério, acho que a sociedade se encontra em verdadeira bipolaridade.
    N a história do mundo sempre houve adultério, só que no mundo virtual se vê muita infelicidade.
    Ninguém é obrigado a ficar com ninguém, mais acredito que não precisa trair para sair de qualquer situação.
    A vida a dois tem diversas variavéis, não custa um bom dialógo, compartilhamneto, companheirismo, se tudo isto estiver ruim tem que ter uma solução.
    Mais não concordo com o adultério.
    A separação doí, mais a traição deprime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo contigo anônimo.
      Jamais infidelidade deve ser vista como solução de tristeza e infelicidade no casamento, para mim infidelidade não passa de uma horrível traição.

      Excluir
  8. Oi Clicia, esse foi o único livro dele que não me deu vontade de ler( acho que esse nome adultério..rs)...mas te indico O manuscrito encontrado em accra, O Alquimista esses eu gostei muito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Gente, realmente ler Paulo Coelho pode ser complicado, mas tem uns livros dele que lí e adorei, "Veronika decide Morrer", "Onze Minutos", "O Monte Cinco", "o Demônio e a Srta Prim", "O Alquimista"... são muito bons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com suas dicas, amei todos esses!!!

      Excluir
  10. Sou uma fã assumida de Paulo Coelho e confesso que as vezes a leitura de seus livros pode ser complicada mas me identifico com a maneira dele de escrever, te passar mensagens. Acredito que a forma que você se entrega pra historia e deixa com que as mensagens passadas entrem tem uma grande carga nisso, independente de ter passado pelas situações descritas ou não, como qualquer livro. Eu lhe indico "Onze Minutos" e "Brida". Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo! Concordo com vc, para ler um livro temos que nos entregar a historia, sou fâ do Paulo Coelho, tenho todos os livros e entro em com a alma nos livros dele, adorei todos, mas este ainda não li, mas esta semana já compro, independente de qualquer coisa, ele sempre passa uma mensagem para que possamos refletir, e se achamos errado não a fizemos, e creio que neste não sera diferente, tem algo para pensarmos profundamente, pois quem já não passou por isso? INFELICIDADE, temos tudo mas falta algo mais, e derrepente ta ai a resposta, que infidelicade não combina com infelicidade a ser resolvida. Abraço

      Excluir
  11. Senhora. Seus comentários ficariam bem melhores se fossem escritos com um pouco mais de cuidado com a escrita das palavras. A tristeza é IMINENTE, e o home é HOMEM. Apenas isso, que eu tenha percebido. Não pude ler até o final.

    ResponderExcluir
  12. Quem assistiu a entrevista de Paulo Coelho sobre o livro? Pois é, quem assistiu sabe o que o autor deseja passar nesta obra. Cabe a cada um refletir... É fato que acontecimentos como o de linda estão presentes em todas as famílias, independente se os leitores julgam ser certo ou errado... Quanto a leitura que não agrada, é exatamente assim a nossa realidade , confusão, repetição... Em que mundo vocês vivem???Pode não agradar também por estar acontecendo fatos semelhantes debaixo do seu nariz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente assim que eu penso.
      Tudo que mostra muito a realidade do nosso cotidiano nem sempre agrada, porque na maioria das vezes preferimos fechar os olhos do que ver a realidade.
      Infelizmente hoje em dia, vivemos num mundo onde infidelidades, confusões e o sentimento de infelicidade estão cada vez mais presentes na vida da maioria das pessoas.
      Quem não conhece um caso de infidelidade?
      É triste, mas é real.

      Excluir
  13. Eu amo os livros do Paulo Coelho, já li uns vintes livros do autor...porém esse livro também me chateou um pouco pelo fato de não ter essa divisão do pensamento da linda com a fala, outro ponto foi a falta de ação. ..porém devendo a parte que ela ficou confusa, repetindo lamurias, pois quem nunca ficou pensando 10000000 de vezes, quando esta com dificuldade amorosa? Quem nunca quis encontrar alguém que desse a resposta para o problema? Daria nota 6 para o livro.

    ResponderExcluir
  14. Oi Clicia,

    Até que enfim um comentário decente sobre essa porcaria de livro!
    Para começar o título já mostra que se trata de um lixo, porque pessoas que traem são lixos.

    Então ler sobre uma depressiva que tenta achar a felicidade traindo e ainda causando a infelicidade alheia e a traição em outro relacionamento fora do dela!? BASTA!

    Paulo Coelho já não tem mais assunto!

    Não se trata de ser madura ou não, minha querida, ref a adultério, se trata de princípios, caráter e no caso do Paulo: assuntos para escrever!

    Já li vários títulos como: o Alquimista, As Valquírias, Nas margens do Rio Pietra Eu Sentei e Chorei, "Veronika decide Morrer", "Onze Minutos", "O Monte Cinco", "o Demônio e a Srta Prim"... e por ai vai...

    Na minha opinião, ele se torna cada vez mais decadente a cada livro que lança... Está na hora de se aposentar na Suíça ou ler o Estadão!

    E ref ao comentário ANONIMO ACIMA: "É fato que acontecimentos como o de linda estão presentes em todas as famílias, independente se os leitores julgam ser certo ou errado... Quanto a leitura que não agrada, é exatamente assim a nossa realidade , confusão, repetição... Em que mundo vocês vivem???Pode não agradar também por estar acontecendo fatos semelhantes debaixo do seu nariz... "

    Se algo assim acontece na sua família ou no seu nariz, me desculpe, mas você se relaciona com pessoas depressivas e sem caráter. Deveria indicar um psiquiatra à você ou à elas.... E não estou julgando, apenas digo que a felicidade está em nós e não nos outros.
    Em que mundo eu vivo??? Em um beeeemmmm diferente do seu com certeza! Graças à Deus! Porque na minha vida não tem lugar para confusão, repetição, adultério ou traição!

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, penso dessa maneira, principalmente em relação aos livros do Paulo Coelho... decadência que dói em fãs como eu!!

      Excluir
  15. Olá! Ainda estou lendo o livro, mas até agora ele não me agradou taaaanto assim. Gosto sim do Paulo Coelho. E um livro bom dele é O Alquimista.

    ResponderExcluir
  16. Ainda nao o li, mas conheço alguns livros de Paulo Coelho e adorei!

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito do livro, e fica claro no livro que o adultério não vale a pena, a personagem até o compara com uma droga, que causa uma felicidade falsa e momentânea. É claro que quem se vê como dono da verdade e se ilude achando que vive na família perfeita não consegue ver isso no livro e vai logo crucificando o autor e a personagem. Aconselho a quem não gosta de Paulo Coelho, a não ler Paulo Coelho. Óbvio, leia outro autor. Clícia, muito bom este espaço, não concordo com tudo o que disse, mas você escreve de maneira inteligente e clara. Parabéns! Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Paulo Coelho é o cara meus amores. Melhor autor que já li. Li todos, espero ansiosa pelo próximo e sem decepções. Bjs de Luz

    ResponderExcluir
  19. Estou lendo esse livro e gostando muito... Estou no finalzinho e realmente me sinto entretida com a história...
    No começo achei bem estranho, mas comecei a compreender quando entendi a situação da personagem.
    Para mim é uma mulher infantil que está surtando.
    Admito que o fato das falas dela não serem diferenciadas dos pensamentos , causa um pouco de confusão.

    ResponderExcluir
  20. Estou lendo esse livro e gostando muito... Estou no finalzinho e realmente me sinto entretida com a história...
    No começo achei bem estranho, mas comecei a compreender quando entendi a situação da personagem.
    Para mim é uma mulher infantil que está surtando.
    Admito que o fato das falas dela não serem diferenciadas dos pensamentos , causa um pouco de confusão.

    ResponderExcluir
  21. Descobri sua resenha exatamente porque estava lendo este livro semana passada e parei porque não aguentei de tão chato, sorte que peguei este livro Adultério na biblioteca e não tive gasto nenhum com ele,rss
    Concordo com você e senti a mesma coisa quando tentei ler este livro e parei na metade (covardia,mas parei!rss)
    Narrativa muito chata, cansativa, cheia de explicações que não se encaixam...duas decepções seguidas eu tive com o Paulo Coelho, quando li o Zahir (não recomendo a ninguém, eu pelo menos detestei!rss) e agora o Adultério, muito massante, personagens cansativos, pra começar eu prefiro histórias narradas na 3ª pessoa, pode até ter umas passagens na primeira pessoa,mas não o tempo inteiro. A personagem linda é muito cansativa e entediada com a vida boa que leva, pensava que ela fosse cometer o adultério por um motivo mais justo,não por apenas buscar sair da rotina.
    O Alquimista ainda continua sendo o meu livro favorito do Paulo Coelho, é uma pena que ele não seguiu esta linha em todos.

    Aline Ribeiro :)

    ResponderExcluir

Me conta o que você achou, ou então o que não achou... E se gostou ou não! ;) Adoro sua opinião!

Posts Relacionados

 
COPYRIGHT © NOVEMBRO 2014 Silêncio Que Eu To Lendo...
LAYOUT DESENVOLVIDO POR JÉSSICA GUEDES | ILUSTRAÇÕES POR JULIANA RABELO.